São Bento abre portas ao Dia que Nunca Mais Acabou
São Bento abre portas ao Dia que Nunca Mais Acabou

A estação de Metro de São Bento recebe, a partir das 21h00 da próxima quinta-feira, dia 20 de Abril, a exposição fotográfica “24.02.2022 o Dia Mais Longo que Nunca Mais Acabou” e o lançamento do livro “Ucrânia Insubmissa". Com fotografias de David Araújo e textos de Cândida Pinto, estes dois trabalhos têm na invasão da Ucrânia a temática central, contando um conjunto de fotografias a cores com legendas que representam a visão dos autores sobre esta guerra.
O conflito em solo ucraniano começou, recorde-se, a 24 de Fevereiro de 2022, não tendo ainda terminado. De resto, conforme sublinham os autores, “juntou-se já um número elevado de mortes, feridos, deslocados e refugiados”. A esperança, contudo, mantém-se e “todos anseiam pelo dia em que se calem as armas e regresse a vida”.
David Araújo, responsável pela fotografia, é actualmente repórter de imagem da RTP e esteve em reportagem na Ucrânia em 2022, acompanhando o início da invasão russa e o avanço da guerra em várias zonas do país. Realizou também outras exposições, como SilentGezi (2014), as instalações Auschwitz – Marca(s) de uma Herança (2015) ou i.mer.são – Refugiados no Mediterrâneo (2020).
Já Cândida Pinto é também jornalista da RTP, onde foi directora-adjunta de informação. Trabalhou igualmente na SIC e foi directora da SIC Notícias e directora-adjunta do jornal Expresso. Esteve na Ucrânia em quatro ocasiões e passou ainda, em trabalho, por países como Angola, Iraque, Afeganistão ou Kosovo.
A exposição é organizada em parceria pela Metro do Porto, pelas editoras LeYa e D. Quixote e pela Colorfoto e estará em São Bento até ao dia 12 de Maio.