Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Metro do Porto com EBITDA de 30,7 milhões de euros

03 Julho 2023

Metro do Porto com EBITDA de 30,7 milhões de euros

Todos os principais indicadores económicos e operacionais da Metro do Porto melhoraram fortemente no exercício de 2022. Para além do aumento da procura em mais de 56 por cento, a empresa atingiu o melhor EBITDA (resultados antes taxas, impostos, juros, amortizações e depreciações) de sempre, no valor de 30,7 milhões de euros. Esta manhã, em Assembleia Geral, os acionistas da Metro do Porto aprovaram por unanimidade o Relatório e Contas de 2022.

Para estes resultados históricos, muito contribuíram o aumento da produção (em 10,5%, para 8 milhões de quilómetros percorridos), e o já referido crescimento da procura – 65,2 milhões de validações (segunda melhor marca de sempre). A velocidade comercial média da rede foi de 25,9 km/h e a taxa de ocupação subiu 5,6 pontos, para 18,9%. A taxa de satisfação dos clientes situou-se em 84,8 pontos, sendo os pontos mais valorizados foram a acessibilidade (90%), oferta do serviço (89%) e a rapidez (87%).

Quanto ao desempenho económico, num exercício em que as receitas diretas da exploração aumentaram 11,1%, para os 53,7 milhões de euros, e os custos da operação apenas subiram 7,9%, para os 42 milhões, foi atingida uma taxa de cobertura global de 110%, um aumento de 9,9pp face ao ano anterior.

Mas 2022 ficou ainda marcada pela aceleração na execução dos investimentos de expansão da rede, apesar de uma inflação generalizada e do aumento dos custos das matérias primas, sobretudo do aço e do betão, em consequência da invasão da Ucrânia. O investimento no exercício foi de 121 milhões de Euros – o montante mais elevado desde 2010, considerando:

A nova Linha Rosa (G);

A extensão da Linha Amarela (D);

Os projetos da Linha Rubi (H) e nova ponte sobre o rio Douro;

O projeto do metroBus Boavista – Império;

A aquisição de 18 novos veículos para a frota de material circulante; e

A renovação de sistemas técnicos e de apoio à exploração.