Regresso às aulas com Metro reforçado
Regresso às aulas com Metro reforçado

Está aí o regresso às aulas, já a partir da próxima semana. O momento marca também o retorno do Metro do Porto aos horários de Outono/Inverno, que entram em vigor na segunda-feira, dia 11 de setembro. Esta é uma altura em que a mobilidade na Área Metropolitana do Porto retoma os seus padrões habituais, o que conduz a um crescimento expressivo das deslocações por toda a região e, portanto, ao reforço da operação do Metro.
De um modo geral, estes novos horários mantêm a tendência dos que vigoraram durante a passada Primavera. O grande destaque vai para a Linha Vermelha (B), que terá a sua capacidade de transporte aumentada também aos fins-de-semana: no sábado, das 08h00 às 20h00, e no domingo, entre as 12h00 e as 20h00. As outras linhas serão igualmente sujeitas a reforços, em particular nas pontas da manhã e da tarde.
A época Outono/Inverno do Metro do Porto vai ainda contar com a entrada em operação dos primeiros dos novos veículos da frota CT (que são 18, no total), cuja primeira unidade chegou a Portugal no Natal do ano passado. Os CT têm vindo a ser sujeitos a uma intensa bateria de testes, decorrendo já a formação específica de maquinistas, de modo a que estejam licenciados para a sua condução. Embora não haja ainda uma data “oficial”, nas próximas semanas a “equipa” Metro vai passar a contar com estes novos elementos ao serviço dos seus clientes.
O Metro do Porto, refira-se, tem registado em 2023 níveis de procura que superam já os averbados em 2019, ano recorde em termos de validações. Entre janeiro e agosto deste ano, de resto, foram ultrapassadas as 51 milhões de validações. Este é mais um dado marcante e que, como sempre, motiva uma adaptação do nosso serviço em função das necessidades da população.
Pode consultar os horários do Metro do Porto em vigor a partir de segunda-feira aqui.
Consulte também os novos horários dos transportes alternativos.