Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Quatro novas linhas no projeto Metro 3.0

17 Outubro 2023

Quatro novas linhas no projeto Metro 3.0

Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Trofa recebem mais quase 40 quilómetros de Metro e metroBus, num investimento global, até 2030, superior a mil milhões de euros.

A Metro do Porto lançou um concurso público internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos respetivos estudos de impacto ambiental destinados a quatro novas linhas. Os novos traçados estarão prontos até 2030 e vão garantir as seguintes ligações: Gondomar II (Dragão-Souto); ISMAI-Muro-Trofa; São Mamede (IPO-Estádio do Mar); Maia II (Roberto Frias-Parque Maia-Aeroporto). O investimento global para este projeto, onde estão incluídas 38 novas estações numa extensão total de 37 quilómetros, é superior a mil milhões de euros.

Olhando em detalhe para cada uma das empreitadas, a nova linha de Gondomar pressupõe a construção de oito novas estações (São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto) ao longo de 6,9 quilómetros. A linha de São Mamede estende-se por 6,55 quilómetros e conta com oito novas estações (Senhora da Hora II, S. Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S. Mamede, ISCAP, IPO II). Já no que respeita ao percurso ISMAI-Muro-Trofa, a solução encontrada foi uma combinação de Metro, entre o ISMAI e o Muro, e metroBus, entre o Muro e a Trofa. A linha terá 10,22 quilómetros e será servida por sete estações (Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela).

Por fim, no trajeto da linha Maia II, compreendido ao longo de 13,01 quilómetros, prevê-se a construção de 16 novas estações (Os Verdes II, Ponte de Moreira, Espido, Parque Maia II, Chantre, Catassol, Maninho, Gueifães, Milheirós, Águas Santas, Caverneira, São Gemil, Giesta, Pedrouços, HSJ II e Roberto Frias). Neste caso, porém, não está ainda definido se o modo de transporte será o Metro ou o metroBus, algo que, no caso de ser seguida esta última opção, assume influência quer no número de quilómetros (passando de 13,01 para 14,30), quer na quantidade de paragens (passando de 16 para 18).

slide_1920x1080
metro30_layout_h_dragao_souto_01
metro30_layout_h_ismai_paradela_01
metro30_layout_maia_aeroporto_brt_01
metro30_layout_h_ipo_estadiomar_01