Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Está assinada a consignação da Linha Rubi (H)

09 Janeiro 2024

Está assinada a consignação da Linha Rubi (H)

Notícia atualizada com declarações de Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto

A consignação da nova Linha Rubi (H) do Metro do Porto, entre a Casa da Música e Santo Ovídio, foi realizada esta tarde, nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia. A cerimónia foi presidida por António Costa, primeiro-ministro, e contou ainda com as presenças de Tiago Braga, presidente da Metro do Porto, Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.

Na opinião de Tiago Braga, "este é um projeto que envolve muitas especialidades e tem muitos desafios", até porque, conforme o próprio refere, "não há nenhum projeto em Portugal com estes prazos". O presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto acrescentou mesmo que a obra a iniciar nas próximas semanas promete marcar "a história mundial da engenharia civil".

Recorde-se que a empreitada da Linha Rubi foi atribuída ao consórcio Alberto Couto Alves (ACA), FCC Construcción e Contratas y Ventas, pelo valor de 379,5 milhões de euros, na sequência do Concurso Público Internacional lançado em maio do ano passado. A construção desta linha, que vem acrescentar 6,3 quilómetros à rede de Metro do Porto e que implica um investimento global de 435 milhões de euros financiados a fundo perdido pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), fica concluída durante o ano de 2026.

As obras para a construção da Linha H, incluindo a ponte, começam já a seguir.

Venha conhecer, AQUI, tudo sobre a nova Linha Rubi!

metro_01
metro_02
metro_03
metro_05
metro_06
metro_07
metro_09
metro_10
metro_11
metro_12
metro_13
metro_14
metro_15
metro_16
metro_17
metro_20
metro_21
metro_22
metro_23
metro_27
metro_29
metro_30
metro_32
metro_33
metro_34
metro_36