Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Já há ensaios na “nova” Linha Amarela

19 Abril 2024

Já há ensaios na “nova” Linha Amarela

A extensão da Linha Amarela (D) até Vila d’Este está praticamente pronta a ser utilizada. Nesta fase decorre uma bateria de testes e ensaios, que arrancaram a 8 de abril, para que muito em breve possa iniciar-se a operação comercial dos 3,15 quilómetros e das três novas estações da rede do Metro do Porto.

Entre Santo Ovídio e Vila d’Este podem já ser vistas composições em circulação regular. Nos ensaios a decorrer estão abrangidas uma série de especialidades técnicas – desde a via à energia, dos veículos aos ensaios de carga, mas também a sinalização, a ventilação, os sistemas ou até a bilhética. Tudo é testado e analisado ao pormenor, de modo a ser possível efetuar as últimas afinações antes da abertura ao público. Em breve, começa também um período de formação dos maquinistas, para que toda a equipa afeta à operação esteja habilitada e certificada a conduzir veículos do Metro do Porto neste percurso.

A empreitada da Linha Amarela, recorde-se, ficou concluída recentemente e envolveu a construção de três novas estações – Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Vila d’Este. A viagem por este novo trajeto assume um tempo médio estimado de 05:35 e vai ser feita sobretudo com recurso a veículos Eurotram. A abertura da “linha das linhas” em versão alargada está prevista para o final de abril, início de maio. E claro, logo que haja uma data, vamos divulgá-la aqui.